Presidente se encontra com o ex-premiê britânico, amigo de longa data e 'defensor do Brasil no mundo'. Com o congênere da Confederação Suíça, trata da abertura de espaços para o Mercosul
Nascida em Bom Despacho, Minas Gerais. Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário IESB. Atua na cobertura política, principalmente no Palácio do Planalto. Tem passagem pelo Jornal de Brasília e em assessoria de imprensa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, ontem, em Nova York, com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown. Por meio das redes sociais, ele disse ter conversado sobre a 'conjuntura mundial' e caracterizou o político de origem escocesa como 'um grande amigo e defensor do Brasil no mundo'.
'Tive o prazer de reencontrar meu amigo, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown. Conversamos sobre a situação política na Europa e na América Latina, e sobre a conjuntura mundial. Brown foi, durante o governo, e segue sendo um grande amigo e defensor do Brasil no mundo', publicou o presidente, que participar, hoje, da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. Segundo assessores do governo brasileiro, eles conversaram por aproximadamente 40 minutos sobre o acordo comercial entre Mercosul e EFTA — zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia e é formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Outro tema da conversa foi a presidência do Brasil no G20, que vai de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, e do interesse da Suíça em participar das discussões do grupo. 'Berset disse que seu país viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia', salientou a assessoria da presidência.
Berset afirmou 'ter muita simpatia pelo Brasil' e relatou ter residido em Olinda (PE) há muitos anos. Afirmou, ainda, que tem interesse em visitar o país futuramente.
Pelas redes sociais, Lula também comentou o encontro com o presidente da Confederação Suíça. 'Conversamos sobre o avanço das relações comerciais do Mercosul com a Suíça e sobre a cooperação entre os nossos países, em especial nesse momento em que o Brasil preside o G20. E ainda descobri que Alain Berset já morou em Olinda!', destacou Lula.
O maior interesse na conexão do Brasil com a Suíça é o aumento de exportações de commodities agrícolas para o país europeu e o fechamento de parceria com empresas suíças de tecnologia — sobretudo nos setores de segurança e defesa.
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br